Quarta-feira de Cinzas, início do tempo de penitência

Pax et Bonum!

Caríssimos fiéis, ontem, Quarta-Feira de Cinzas, iniciou-se o sagrado tempo da Quaresma, período particularmente propício à conversão e à penitência. Pela manhã, o Reverendo Padre Frei João Maria Vianney, Vigário Conventual, abençoou as cinzas e as impôs aos Irmãos, pronunciando as palavras: “Lembra-te de que és pó e ao pó hás de retornar”. Após a imposição das cinzas, celebrou a Santa Missa Conventual.

À noite, na Capela Nossa Senhora do Desterro, em Botucatu/SP, o Reverendo Padre Frei Boaventura igualmente abençoou as cinzas e as impôs aos religiosos e fiéis presentes, celebrando em seguida a Santa Missa.

Para o tempo quaresmal, vestimos Nossa Senhora sob o título de Virgem Dolorosa, trazendo os instrumentos da Paixão de Nosso Senhor; do mesmo modo, a imagem de nosso Seráfico Padre São Francisco foi revestida com a dalmática roxa, em consonância com o caráter penitencial deste tempo litúrgico.

Recordamos aos fiéis que não puderam estar presentes na Quarta-Feira de Cinzas que a Santa Madre Igreja permite a imposição das cinzas no domingo seguinte; assim, poderão recebê-las no próximo domingo aqueles que não o puderam na quarta-feira.

Nós, Frades Menores, desejamos a todos os fiéis uma santa e frutuosa Quaresma, para que produzamos dignos frutos de penitência.