A Providência de Deus no Leito de um Frade

Pax et Bonum!

Frei Conrado, logo após ser informado de que precisaria ser internado.

Caros fiéis, como muitos já sabem, nosso caríssimo Irmão, Frei Conrado do Imaculado Coração de Maria, Irmão Leigo e o mais novo de nossos professos, esteve internado desde o último sábado em razão de complicações decorrentes de uma pneumonia. Desejamos relatar como Deus, na Sua Providência, serve-Se muitas vezes das enfermidades e dificuldades para manifestar a Sua glória e misericórdia.

Algumas semanas antes da internação, Frei Conrado começou a sentir dores nas costas, sem que ele ou nós, seus irmãos, pudéssemos prever a gravidade do que estava por vir. Levamo-lo ao pronto-socorro de Botucatu, onde, infelizmente, sem a realização de exames, diagnosticaram-lhe apenas dor muscular e prescreveram analgésicos. Pouco tempo depois, foi necessário levá-lo às pressas ao pronto-socorro mais próximo, o Hospital Santa Teresinha, em Itatinga/SP. Ali, graças à diligência do diretor clínico, Dr. William, foi finalmente diagnosticado com pneumonia e pleurite. Após a medicação inicial, foi liberado para repouso, mas com a orientação de retornar no sábado seguinte.

Cumprindo a orientação, retornamos ao hospital, onde um novo raio-X revelou que a pneumonia havia progredido e provocado acúmulo de líquido no pulmão. Percebendo a gravidade do quadro, o Dr. William decidiu interná-lo imediatamente, com a intenção de transferi-lo para o Hospital da UNESP de Botucatu para exames mais aprofundados, incluindo a tomografia.

Frei Conrado na ambulância.

Acompanhado por Frei Serafim, Frei Conrado foi transferido de ambulância no último sábado. Após horas de espera, um médico conduziu Frei Serafim ao interior do pronto-socorro, onde encontrou Frei Conrado já submetido à colocação de um dreno torácico para retirada do líquido pleural. Ainda naquele mesmo dia (15/11), uma senhora, cuja mãe idosa estava desenganada pelos médicos, aproximou-se dos frades pedindo que fossem administrados os últimos sacramentos à sua mãe. Buscamos prontamente o Reverendo Padre Boaventura, que, com zelo pastoral, administrou os Santos Sacramentos àquela alma necessitada.

No domingo (16/11), após a Missa na Capela Nossa Senhora do Desterro, o Reverendo Padre e os Irmãos dirigiram-se novamente à UNESP para visitar Frei Conrado. Ao transitarem pelos corredores, vários enfermos, ao reconhecerem os frades e o sacerdote, pediram confissão, bênçãos, Extrema Unção e a Sagrada Comunhão. O Reverendo Padre Boaventura, fiel ao seu ministério de médico das almas, atendeu a todos com caridade pastoral. Assim sucedeu em todos os dias da internação: inúmeras pessoas receberam, talvez pela última vez, os sacramentos da Santa Igreja e as graças que deles procedem.

Louvado seja Deus! A Providência Divina tudo dispõe com sabedoria. Permitiu Ele que nosso querido Irmão passasse por essa enfermidade, para que outras almas, talvez à beira da morte, recebessem o socorro espiritual necessário. Quantas poderiam ter partido deste mundo sem os sacramentos, se não fosse essa ocasião! Bendito seja Deus.

Tivemos ainda a surpresa de receber a visita de nossa caríssima Irmã, Madre Maria Imaculada, Clarissa Recoleta, a qual acompanhamos ao leito de Frei Conrado.

Rev. Pe. Boaventura e Frei Conrado

No Convento, todos estavam apreensivos, sobretudo porque Frei Conrado, sendo o mais novo dos professos, não pôde ter acompanhante fixo, o que sempre pesa para nós que, por desejo de nosso Seráfico Pai São Francisco, devemos andar de dois em dois. Bispos, sacerdotes, religiosos, terciários e fiéis rezavam incessantemente por sua melhora. Não se tratava de perigo iminente de morte, mas era, sim, um caso sério que exigia vigilância constante. Graças a Deus, tudo correu conforme esperávamos.

Agradecemos a caridade de todos pela abundância de orações.

Na última quarta-feira (19/11), durante a visita dos irmãos, Frei Conrado recebeu alta após quatro dias de tratamento bem-sucedido. Foi grande a nossa alegria ao vê-lo deixar o hospital e retornar ao Convento, onde poderá concluir a sua recuperação com os cuidados atentos da comunidade. Louvado seja Deus por tantas graças! Somente no céu conheceremos plenamente a extensão dos benefícios espirituais que esta enfermidade trouxe para tantas almas.

Pedimos que continuem rezando pela completa recuperação de Frei Conrado.
Que Deus os abençoe sempre!