Pax et Bonum!
Caros fiéis e amigos,

No último dia 3 de novembro, celebramos a Comemoração dos Fiéis Defuntos. Neste ano, como o dia 2 de novembro caiu em um domingo, a Santa Madre Igreja transferiu liturgicamente o Dia de Finados para a segunda-feira seguinte.
Como o feriado civil permaneceu no dia 2, não sendo a segunda-feira feriado, não foi possível realizar uma Santa Missa pública em nosso convento. Ainda assim, neste dia piedoso em que recordamos e rezamos pelas almas dos fiéis defuntos, a Igreja concede aos sacerdotes o privilégio de celebrar três Missas de Réquiem, para melhor sufragar as pobres almas do purgatório.
O Rev. Pe. Frei Boaventura cantou a primeira Missa no convento; em seguida, rezou a segunda; e, por fim, cantou a terceira Missa de Réquiem na Capela Nossa Senhora do Desterro, em Botucatu/SP, às 19h30, sendo esta última transmitida ao vivo pelo canal da Capela no YouTube.

Ainda no mesmo dia, 3 de novembro, o Rev. Frei Pacífico Maria, Guardião Conventual, acompanhado do Rev. Pe. Frei Boaventura, Frei Leonardo e Frei Serafim, visitou o Jazigo Perpétuo dos Frades Menores no Cemitério Municipal da Saudade, em Itatinga/SP, onde repousa o corpo de nosso saudoso Frater Mateus. Após breves orações, o Padre aspergiu o túmulo com água benta e, em seguida, partiu para Botucatu a fim de celebrar a terceira Missa.
Lembremo-nos sempre das pobres almas do purgatório — não apenas no Dia de Finados ou no mês de novembro, mas em todos os dias do ano. Rezemos com fervor por elas, oferecendo orações, sacrifícios e Missas em seu sufrágio; e, com certeza, uma vez no Céu, elas intercederão e velarão por nós.
Em nosso site há uma página especial intitulada “In Memoriam”, dedicada à perpétua memória de nossos confrades, irmãs e terciários ligados ao nosso convento.
Eterno descanso dai-lhes, Senhor, e a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém.



