Paz e Bem!
Na última terça-feira, dia 19, o Rev. Pe. Frei Francis Miller, O. F. M. Sub, nosso Superior Geral, visitou o jazigo perpétuo dos Frades Menores, no Cemitério Municipal da Saudade, em Itatinga-SP. Ali repousam os restos mortais de nosso caríssimo Frater Mateus Ângelo Torres da Silva, falecido em trágico acidente automobilístico em dezembro de 2023, quando saiu do Mosteiro das Irmãs Clarissas, em Bofete-SP, a caminho da cidade de Porangaba-SP, para protocolar documentos da Associação Irmãos de São Francisco.
Nesta ocasião, o Pe. Francis rezou as tradicionais orações de sufrágio e aspergiu o túmulo com água benta, sendo acompanhado por Frei Paulo de Jesus Crucificado e Frei Serafim Maria. Em seu semblante notava-se claramente a emoção e a saudade pelo nosso querido Frater Mateus, cuja lembrança permanece viva entre nós.
Na mesma visita, o Rev. Pe. também se dirigiu ao jazigo onde repousa Dona Antonina Paixão, benfeitora de nossa comunidade, que com generosidade e dedicação nos auxiliou com orações e cuidados, mesmo em idade avançada.
Aos que não tiveram a graça de conhecer nosso amado Frater Mateus, recomendamos a leitura de sua biografia, escrita por nossos religiosos, testemunho de fé, caridade e entrega a Nosso Senhor.
Elevemos ao Altíssimo nossas orações pelos fiéis defuntos. É dever de caridade cristã oferecer sufrágios pelas almas, suplicando a Deus que se digne conceder-lhes o descanso eterno e a paz sem fim. Nosso Seráfico Pai São Francisco tinha especial devoção pelas almas dos falecidos e ordenou, na Santa Regra, sobretudo aos Irmãos Leigos, que rezassem por eles. Desejosa de cumprir esta santa determinação, a Ordem Seráfica prescreve quatro ofícios gerais anuais em sufrágio dos defuntos.
Requiem aeternam dona eis, Domine, et lux perpetua luceat eis.









