Exortação ao Povo Católico do Brasil – Mons. Mark Pivarunas

Os fiéis católicos são lembrados de sua obrigação moral de promover princípios católicos na sociedade. Um dos meios importantes de fazê-lo é participar da eleição de bons líderes para seus países. O Papa Pio XII reiterou esta obrigação moral em dois diferentes discursos. Por favor, leiam as palavras do Vigário de Cristo sobre esta matéria.

Discurso aos Delegados da Conferência Internacional de Emigração (17 de outubro de 1951):

Sua Excel. Revma. Mons. Mark Pivarunas

É um direito e um dever chamar a atenção dos fiéis à extraordinária importância das eleições e a responsabilidade moral que repousa sobre todos que têm o direito ao voto ou de votar? Sem dúvidas, a Igreja pretende permanecer fora e acima dos partidos políticos, mas como pode permanecer indiferente à composição de um Parlamento, quando a Constituição a este dá poder de aprovar leis que tão diretamente afetam os altíssimos interesses religiosos e mesmo a condição de vida da própria Igreja? Então surgem também outras questões árduas, acima de todos os problemas e contendas econômicas que afetam proximamente o bem-estar do povo. Quando elas [as questões] são de ordem temporal (apesar de, na realidade, também afetarem a ordem moral), os clérigos deixam-nas aos outros o cuidado de ponderar e considerá-las tecnicamente pelo bem comum da nação. De tudo isso, segue-se que:

É um dever estrito para todos aqueles que têm direito, homens ou mulheres, tomar parte nas eleições. Quem quer que se abstenha, sobretudo por covardia, comete um pecado grave, uma falta mortal.

Alocução ao Sacro Colégio (16 de março de 1946):

É o direito e ao mesmo tempo o dever essencial da Igreja instruir os fiéis por palavras e por escrito, do púlpito ou de qualquer outro meio usual, sobre tudo o que toca à fé e à moral ou é irreconciliável com sua própria doutrina e, portanto, inadmissível aos católicos, seja uma questão de sistemas filosóficos ou religiosos, ou dos fins intencionados por seus promotores, ou de suas concepções morais sobre a vida, seja de indivíduos ou da sociedade.

O exercício do direito ao voto é um ato de séria responsabilidade moral, ao menos quando é uma questão de eleger aqueles que são chamados a dar ao país sua constituição e suas leis.

Rezemos para que Deus proteja o povo brasileiro do flagelo do socialismo e do comunismo. Nunca nos esqueçamos da poderosa intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, sobretudo quando consideramos a grande vitória da frota cristã na Batalha de Lepanto através da recitação do Santo Rosário.

Com minhas orações e bênção,

Reverendíssimo Mark A. Pivarunas, CMRI

Baixe o texto original: Exhortation to the Catholic People of Brazil