Em sinal de respeito ao Santíssimo Sacramento e ao augusto Sacrifício da Missa, os católicos devem esforçar-se para vestir-se da melhor maneira possível ao assistir à Santa Missa.
Na Missa, Jesus Cristo, o Deus Encarnado e nosso divino Esposo, vem ao nosso encontro. Em um matrimônio terreno, não se mede esforços para que os noivos estejam impecáveis em seu grande dia. Assim também devemos nós vestir-nos com dignidade, de modo que nosso exterior reflita as boas disposições de nossa alma.
Além disso, na Missa, estamos misticamente presentes no Calvário, onde nosso Deus sofreu e morreu por nós entre terríveis tormentos. Não devemos preocupar-nos com nosso próprio conforto, mas sim oferecer a Deus o sacrifício de nós mesmos.
Que nossa vestimenta não seja motivo de distração para os outros fiéis por ser extravagante, chamativa ou imodesta. Venhamos à presença de nosso Deus e Rei devidamente trajados, com a reverência e a dignidade que o culto divino exige.
Para Homens e Meninos
Os homens e os meninos (pelo menos aqueles que já fizeram a Primeira Comunhão) devem vestir calça social, camisa social, paletó e gravata (isto é, terno e gravata ou traje formal equivalente). Esse é o estilo de vestimenta que melhor reflete a dignidade de um homem cristão.
Roupas como jeans, calças de moletom, camisetas de manga curta, camisas estampadas no estilo havaiano, tênis, jaquetas com logotipos grandes, chinelos e outras vestimentas informais não são apropriadas para o Santo Sacrifício da Missa.
Para Mulheres e Meninas
As mulheres e meninas devem usar um véu ou chapéu apropriado, que cubra ao menos a coroa da cabeça, sendo preferível que cubra todo o cabelo, conforme a recomendação de São Paulo (1Cor 11,5-6.10).
Não são permitidos calças, roupas sem mangas, decotadas ou reveladoras. De acordo com o padrão estabelecido pela Cruzada Mariana, o decote dos vestidos não deve ultrapassar duas larguras de dedo abaixo da base do pescoço.
Os vestidos e saias devem cobrir os joelhos tanto ao estar de pé quanto ao sentar-se, além de não possuírem fendas longas. Roupas sem alças ou com alças finas (“spaghetti”) são sempre imodestas e jamais devem ser usadas.
Evitem-se também as saias justas e ajustadas ao corpo, pois, geralmente, são excessivamente apertadas e realçam indevidamente as formas.
Em resumo, qualquer vestimenta que não seja feminina e que não reflita a dignidade de uma mulher cristã não é apropriada para a igreja e não deve ser usada.